Benefícios da arte marcial como atividade física
- Arnaldo Recchia
- 14 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set. de 2019
Site listou onze características dos treinos em arte marcial que potencializam resultados físicos muito desejados por adultos.

Independente da modalidade de artes marciais, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, como ajudar a ficar em forma, aliviar o estresse e ainda contribuir para a coordenação motora. O site Manual do Homem Moderno publicou uma lista sobre estes benefícios.
Muitos alunos adultos têm procurado as academias de artes marciais em busca de uma atividade física dinâmica e não cíclica, as maiores queixas daqueles que abandonam os treinos tradicionais de musculação. Existe uma regra simples antes de se aventurar no ambiente da arte marcial.
§ Faça uma nota mental sobre os resultados que você gostaria de atingir. É importante que você tenha um norte, saiba o que quer com o seu corpo.
§ Vá às academias de arte marcial que puder, conheça o ambiente e se puder converse com os professores. Conheça o ambiente, observe o comportamento dos outros alunos e sinta se é um lugar do qual você gostaria de fazer parte.
§ Pesquise sobre a academia, a bandeira ou franquia, leia sobre a arte marcial.
§ Vá e experimente in loco essa oportunidade de ser um arte-marcialista.
Apesar de parecerem atividades de contato brutas, sua execução na academia é feita com professores com bastante conhecimento da técnica e que costumam explorar os objetivos e limites de cada aluno.
Confira a lista de benefícios:
1. Aumenta a flexibilidade do corpo.
2. Desenvolve a coordenação motora.
3. Fortalece grupos musculares ao mesmo tempo. Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos.
4. Promove um grande alívio de stress e uma excelente forma de descontar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins.
5. Melhora a agilidade e aguça os sentidos, já que a pessoa aprende a estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos.
6. Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima. Já que a pessoa adquire um poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.
7. É uma excelente forma de perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menor intensidade.
8. Desenvolve a disciplina. Cada modalidade tem seu conjunto de regras de conduta que são ensinados e reforçados pelo professor ou mestre. A disciplina também é reforçada no sentido do aluno ser estimulado a não perder o treino.
9. Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou ou piorou devido ao que consumiu. O aluno se torna mais consciente e tende a conter os excessos pensando em não prejudicar o seu desempenho.
10. Pode contribuir para a melhoria de problemas de saúde como pressão alta, controle do colesterol, gastrite e etc. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática. E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.
11. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, tanto homens como mulheres. Em sala de aula costuma-se separar os praticantes em três tipos: a) Aqueles que praticam apenas para manter a forma física b) Aqueles que pretendem ser atletas c) Os que desejam ser professores
E para cada um deles, são feitas adaptações para incluí-los nos treinos. Agora é com você. Procure uma academia de arte marcial e comece a experimentar, quem sabe você pode ser um faixa preta, um dia!
Comments